sábado, 21 de janeiro de 2012

Castelo de Marvão - Mistério resolvido!

     Há dias, eu deixei aqui um desafio aos visitantes desta página dedicada a todos aqueles que gostam de História e Geografia de Portugal! Esse problema era conseguir descobrir o nome e localização do Castelo da imagem, tendo acertado na resposta o visitante DISCO15. O Castelo de Marvão, localiza-se na vila e freguesia de Santa Maria de Marvão, concelho de Marvão e distrito de Portalegre. É um Monumento Nacional classificado pelo IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Aquitectónico e Arqueológico, através do decreto n.º 8 228, DG n.º 133, de 04-07-1922. Está inserido no contexto do Parque Natural da Serra de São Mamede.
    Ao que tudo indica a vila passou-se a chamar Marvão, devido à presença de Ibn Marwan, figura do Islão peninsular que, pelos anos finais do século IX, aqui se fortificou em discordia com o Califa.
Durante o período medieval este Castelo teve algum destaque no contexto da reconquista. No ano 1226 Marvão, recebeu a carta de foral doada por D. Sancho II.
As características medievais do Castelo mantiveram-se até ao século XVII, altura em que Marvão viu reforçada a sua importância no quadro das Guerras da Restauração, tendo-se nessa altura reformulado a sua estrutura.

1 comentário:

Anónimo disse...

...e o próximo castelo qual será?

Do Ré Mi 6A