Trabalho"Castelos"

Nesta página, vais encontrar informações que te podem ajudar no trabalho de História e Geografia de Portugal "Castelos de Portugal".

Apresento aqui um video sobre os templários no Castelo de Almourol. Espero que gostem.



COMO CONSTRUIR UM CASTELO AMIGO DO AMBIENTE?

Para fazer um castelo amigo do ambiente, deves antes de mais pensar nos materiais que pretendes utilizar de forma a guardá-los pouco a pouco antes de eles irem parar ao lixo ou ao ecoponto. Convém teres a noção exacta do que queres utilizar para não teres chatices com os teus pais por guardares lá em casa montes de coisas que aparentemente não prestam.
De seguida podes escolher o castelo que queres fazer, em Portugal a escolha é vasta pois não faltam castelos, existem em muitas terras e alguns deles muito bem preservados.
Quanto aos materiais, podes utilizar as caixas de cartão para fazer a base e as torres pois é o suficientemente resistente, o esferovite também pode ser uma alternativa embora para isso tenhas de utilizar uma cola própria.
Depois de teres a estrutura, podes utilizar para revestimento, pacotes de leite, jornais, pedaços de cartolinas já utilizadas. Para aderir os materiais deves utilizar cola, a cola branca é a melhor para isso. Para embelezar o teu castelo podes usar cápsulas de nespresso, tampas de garrafas de plástico entre outros materiais.
Por fim, para o acabamento final, poderás usar tinta, o guache é uma alternativa viável, mas também podes colar pedacinhos de pedra ou paus de fósforos, dá mais trabalho mas fica bem.
Dito isto só falta pôr as mãos à obra! Se não ficar igual ao castelo real que escolheste, não te preocupes o que conta é a intenção! Até os melhores arquitectos por vezes são incompreendidos!  
    
Castelo de Guimarães, construído por alunos da Turma 5ºD

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei fazer este trabalho

Domingos Herculano disse...

Ainda bem que adoraste pois a Atividade foi feita a pensar nos alunos. Eu também gostei muito de desenvolver este projecto com as turmas de 5ºAno. Espero que tenham aprendido com ele que é possível construir coisas bonitas, neste caso réplicas de castelos com materiais que já não tinham utilidade. Dar assim, uma segunda vida ao que aparentemente não presta e cuidar assim o nosso ambiente!